Minimalismo 101

Um dos temas que gosto de ler e pensar a respeito é o minimalismo.

Recentemente li o livro “31 day to a minimalist life”. Onde foram sugeridas várias atividades que podemos adotar em pról desse objetivo minimalista de vida ao longo de 31 dias, não irei lista-los um por um por aqui mas recomendo fortemente a leitura do mesmo. Quando eu li ele estava disponível para download gratuitamente, provavelmente agora não estará mais.

Estou longe ainda de ser alguém plenamente minimalista, mas os principais hábitos que já adotei nos últimos anos e que me ajudam bastante são:

  • Não acumular muitas roupas. Toda vez que ganho ou compro alguma roupa procuro enviar em proporção para doação alguma que já se encontra em desuso por algum tempo. Uma revisão no guarda roupa de vez em quando ajuda a manter esse hábito.

  • Revisão semanal de papéis inúteis. Toda semana procuro dar uma revisada na papelada que vai se acumulando na minha mesa, mochila, carteira, etc. Isso ajuda e muito a não guardar lixo e geralmente me ajuda a lembrar de coisas importantes que ficaram esquecidas no meio da bagunça.

  • Organização sempre que possível. Um ambiente organizado ajuda a manter a cabeça limpa e de fato aumenta a concentração. O problema é que toma tempo manter tudo sempre organizado, mas isso é “O sinal” de que existem muitas coisas ao meu redor que talvez eu não precise tanto assim e é um exercício diário pensar sobre isso.

  • Corte de gastos desnecessários. Comprar só pela marca ou apenas por comprar é algo que nunca tive como problema, mas nos pequenos gastos ainda preciso de alguma atenção e procuro sempre me focar nisso.

Veja que somente esses pontos já são bastante simples e ao mesmo tempo complexos de se adotar, mas todos eles estão de certa forma relacionados no dia-a-dia. Além do livro citado, que é uma ótima introdução teórica para refletir sobre o assunto, recomendo também o blog do Alex Castro onde ele trata bastante desse assunto.

Comentários