Algumas dicas para aprender Inglês

A vários anos atrás fiz um nível inteiro de um curso de inglês em Porto Alegre que durou um ano e meio, na época me ajudou muito e recomendo para quem esta começando e tem um nível praticamente nulo de conhecimento no idioma a se inscrever em um desses cursos como ponto de partida.

Ao longo dos anos, pós esse ponto de partida, acabei descobrindo algumas dicas que me ajudam a manter um bom contato com o inglês e de vez em quando sempre aprender algo novo.

Podcasts diariamente.
Listening é uma parte fundamental de uma conversa pois se você não entender o que o outro esta falando será difícil dar uma resposta decente para continuar a conversa.

O ESL Podcast é o que conheço de melhor porque apresenta sempre um diálogo e no final o mesmo diálogo em normal spech (velocidade normal de fala). Além disso ele passa o podcast inteiro explicando em inglês o que as palavras mais difíceis (ou menos conhecidas) do diálogo significam.

Livro em inglês.
Ler pelo menos 1 livro totalmente em inglês por mês é algo que ajuda a desenvolver muito o vocabulário e a manter o idioma vivo em mente.

No projeto Gutenberg existe uma infinidade de livros gratuítos para download para todos os gostos e interesses.

Aulas em video.
No youtube existem bilhões de videos em inglês. Porém didaticamente explicando, recomendo os videos do canal EngVid. Além das explicações sempre tem um quiz no site para testar o entendimento do que foi explicado. Tem muita coisa interessante por lá.

Além do EngVid assino alguns outros canais porém mais relacionados a cultura americana como o Real English e Amigo Gringo, esse segundo acho sensacional.

Conversar com um nativo.
Ao contrário das outras opções gratuitas essa é paga. Eu já fiz aulas através do LiveMocha (antigo tutors, já não existe mais) e com o meu preferido Skype English Class. Recentemente descobri também o HelpOuts do Google.

O legal de conversar com um nativo é que ele entende absolutamente nada de português, então não adianta você no meio da conversa querer dar uma dica ou fazer uma pergunta em português ( do tipo “como é cadarço de tênis mesmo?”) porque simplesmente a pessoa não irá entender, o que acaba sendo algo ótimo.

Cursos online.
Para quem quiser algo com um conteúdo mais estruturado, recomendo que se inscreva e faça os níveis do LiveMocha ou então o Duolingo, ambos gratuitos. Duolingo aliás que tem uma versão mobile incrível. Esses dois são os melhores que conheço.

Filmes e séries.
Assitir séries e filmes com a legenda em inglês (ou sem) é algo que já fiz algumas vezes e realmente ajuda bastante. Atualmente quando assito algo acaba sendo legendado em português mesmo, questão de costume ou preguiça talvez. No Netflix por exemplo isso é super simples.

Como eu não moro em um país onde posso praticar o idioma no dia-a-dia (que seria o ideal), procuro sempre me manter em contato com algumas dessas práticas sempre que possível ao longo da semana.

Se você conhece mais algumas dicas interessantes sobre como aprender inglês me envie um e-mail ou faça um comentário que irei adorar saber.

Comentários