Trabalhando remoto e Home Office

Trabalho remoto é um modelo no qual vejo uma série de virtudes para o ritmo de vida moderna. Acredito que ainda exista alguma resistência que é justificável somente em casos onde não é possível o uso de tecnologia para colaboração remota e comunicação.

Na área de desenvolvimento de software em específico, podemos obter diversos benefícios semelhantes aos obtivos fisicamente em um escritório, mas o componente principal para que esse modelo dê certo são pessoas preparadas e consciente dos desafios que irão enfrentar, essas devem estar dispostas também a remodelar quando preciso alguns aspectos da sua rotina pessoal através da adoção de alguns novos hábitos para que esse modelo seja bem sucedido.

Atualmente já trabalho a mais de 4 anos remotamente no meu escritório em casa e ao longo desse tempo adquiri alguma experiência para conseguir destacar alguns pontos que podem lhe ajudar a ter uma boa produtividade e sucesso com o modelo. Esses pontos são principalmente a atenção para rotina, visibilidade do trabalho e organização.

Rotina

Adotar uma rotina é a melhor forma de se manter saúdavel e produtivo trabalhando remoto. É necessário entender como o seu corpo funciona e adotar horários que funcionem para você. Em relação a horário recomendo adotar principalmente um horário para terminar seu turno de trabalho, ele é tão importante quanto ter um para começar. Dentro da rotina também é importante adotar alguma atividade externa e recorrente como uma caminhada ou academia, todas as vezes que descuidei específicamente disso senti uma visível perda de produtividade e uma tendência a descuidar na manutenção de uma rotina.

O importante em relação a rotina é entender que trabalhar remotamente lhe dará uma flexibilidade enorme em relação a horários e uma economia de tempo sensível, mas não confunda essa flexibilidade com ausência de rotina diária.

Visibilidade

É preciso deixar sempre claro que você esta no seu horário de trabalho para as outras pessoas, principalmente as de sua casa. Uma medida interessante é adotar uma peça específica da sua casa onde seja possível fechar a porta quando necessário e modelar fisicamente ela o mais próximo possível de um escritório normal.

Mais do que nunca ao trabalhar remoto é preciso se tornar de alguma forma sempre visível também para os outros integrantes do seu time (caso você tenha um time) avisando que você esta disponível ou fazendo algo. Quando trabalhamos em um escritório estamos lá fisicamente visíveis e não é preciso dizer para as outras pessoas que estamos trabalhando, porque se estamos lá teóricamente já estamos fazendo isso, mas remotamente elas não nos vêem todos os dias e precisam constantemente estarem conscientes disso.

Organização

Manter o seu espaço sempre que possível limpo e organizado é algo bastante fácil de ser descuidado, porque estamos em casa e temos a tendência de nos sentir “mais a vontade”. Porém trabalhar no meio do lixo é a melhor forma para que as outras pessoas da sua casa tirem a conclusão de que você não esta levando muito a sério aquele espaço. Lembre-se sempre da visibilidade, organização é uma forma de visibilidade. É importante também tentar se organizar em relação as suas tarefas e torná-las sempre visíveis por perto. Eu tenho, por exemplo, um quadro branco no meu escritório e utilizo ele frequentemente como ferramenta de apoio, organização e visibilidade do meu trabalho.

Concluindo

Se você pretende adotar esse modelo de trabalho remoto em seu home office, procure atentar para os três pontos que citei acima, eles parecem super simples mas são absolutamente essenciais e muito fáceis de serem descuidados. Para empresas, ou donos de negócios, aconselho que vocês apenas reflitam sobre esse modelo como uma possibilidade, se estiverem na dúvida apenas façam uma experiência com um modelo misto (parte presencial/ parte remoto) e veja se suas pessoas estarão mais felizes e como foram os seus resultados.

Comentários